quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Reciclagem de Alumínio

A reciclagem do alumínio apresenta várias vantagens ao meio-ambiente. Por exemplo, a reciclagem de 1 quilo de alumínio equivale à quantidade obtida com 5 quilos de bauxita, e o fato de que uma das principais características do metal é sua capacidade de não perder suas propriedades mesmo sendo reciclado inúmeras vezes, um fator importante considerando que o metal é finito, mesmo a partir de produtos que perderam sua vida útil, como latas de refrigerante e utensílios domésticos, ajudando a diminuir o volume de lixo, mesmo que corresponda a apenas 1% dos resíduos urbanos diários.

O processo de reciclagem inicia-se com a limpagem do material reciclado e o uso de uma prensa para transformá-los em fardos, blocos compactados, que são encaminhados para a usina de reciclagem, onde são examinados por detectores de radioatividade. Os fardos passam por uma triagem com um separador eletromagnético, após serem quebradas em pedaços menores, para retirar metais ferrosos que se misturaram ao alumínio. O material que passou por essa seleção é picotado e passa por outra triagem, uma peneira vibratória, que retira resíduos que podem ter entrado nas latas, como terra e areia, e um separador pneumático, uma máquina de vento, para separar os outros materiais mais leves, como papéis e plásticos, do alumínio. O metal depois passa por um forno kiln, que retira tintas e vernizes, e usa como combustível o próprio gás gerado durante esse processo de remoção, e finalmente é levado ao forno de fusão, onde fica líquido e depois é transformado em lingotes, placas de alumínio, que são vendidas para as indústrias de latas. Esse ciclo de reciclagem pode ser completado em no mínimo 42 dias, de quando sai da prateleira até quando volta, na forma de uma nova lata, pronta para ser consumida.

Os benefícios da reciclagem de alumínio incluem a economia de energia e a menor emissão de gases estufa em relação à extração através de bauxita, ambos sendo reduzidos a 5% em relação ao valor original, a diminuição do volume de materiais descartados e sua transformação em matéria-prima novamente. Além disso, gera empregos através das fábricas de reciclagem e outras empresas, como centros de revenda e transporte, incentiva a reciclagem de outros materiais e o desenvolvimento de uma consciência ambiental, e, da coleta até transporte de lingotes, gera emprego para mais de 180 mil pessoas no Brasil, o país com maior índice de reciclagem, superando o Japão em 1999 com 73%.

Fontes:


- http://www.abal.org.br/reciclagem/porque.asp
- http://www.novelis.com.br/NovelisBrasil/Reciclagem/ProcessoReciclagem
- http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/about_recycling.asp
- http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-de-aluminio3.htm
- http://amda.org.br/objeto/arquivos/87.pdf
- http://www.iem.unifei.edu.br/sanches/Ensino/pos%20graduacao/GPDP/artigos/Artigo%2012.pdf

Um comentário:

  1. Grupasso!
    Este trecho precisa ser reescrito com as palavras de vcs. Cuidado. esse item desclassifica no congresso.
    Bjs

    ResponderExcluir