sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Extração e redução do alumínio

As latinhas de refrigerante, cervejas, sucos, etc. são feitas, basicamente, de alumínio, que é extraído do minério bauxita, encontrado em países de clima Mediterrâneo, Tropical e Sub-Tropical, como o Brasil, a Austrália e a Guiné, sendo eses os principais produtores mundiais.

O processo necessário para que se ocorra a obtenção da bauxita se inicia com a mineração, que consiste em remover, de forma planejada, a vegetação, o solo orgânico e a fauna e flora, para possibilitar a mineração de onde se encontra o mineral.

A seguir, são retiradas as camadas superficiais do solo, como lateritas e argilas, e então se inicia o beneficiamento, que tem o objetivo de reduzir o tamanho do minério, lavá-lo com água (caso necessário) para reduzir o teor de sílica contida na parcela mais fina, e no final é feito a secagem.

No processo da mineração, precisamos destruir a fauna e a flora do local em que obtemos a bauxita. Sendo assim, obtemos uma grave consequência para a natureza, pois destruímos a floresta do local, e as árvores cortadas liberam CO2 no ar, que em quantidades significativas, é um dos  responsáveis pelo aquecimento global no planeta. Além de que com a destuição da floresta obriga os animais da região a irem para outros lugares, sendo que muitos deles não conseguem se adaptar a essa mudança e morrem, sendo algo ruim não apenas pela morte de vários animais, mas também porque coloca espécies de animais em estado de extinção. Outro problema da extração é o fato de que a bauxita retirada se dirige ás fabricas para que ela se torne em alumínio puro através de meios de transporte que utilizam combustíveis fósseis, seja esse transporte avião, caminhão, etc. Combustíveis fósseis são produzidos através do petróleo, uma fonte finita de energia, que causa grandes problemas ambientais ao planeta, e com o uso dele no transporte da bauxita para sua respectiva fábrica, agravamos esse problemas.

Após a mineração, é realizada a refinaria, que é a fase do processo em que a bauxita é transformada em alumina, o mineral que possui o alumínio em grande quantidade. Para tal, o método mais utilizado é a Bayer, que consiste na dissolução da alumina em soda cáustica, seguida da filtração da alumina para separar o material sólido. Depois, o filtrado é concentrado, possibilitando a cristalização da alumina. Os cristais, para que seja retirada a água, são secados e calcinados, e então temos o pó branco, que seria a alumina. Na refinaria, podemos assim dizer, as principais fases são a moagem, a digestão, a filtração/evaporação, a precipitação e a calcinação.

Então, com a alumina já formada, é realizado a redução do alumínio, para que o mineral se transforme no metal alumínio. Para isso, se é utilizado o processo da eletrólise, que é um processo de óxi-redução, consiste em separar o alumínio do oxigênio em que ele está ligado, e isso ocorre através da utilização da energia, pois é criado uma diferença de potencial elétrico entre o alumínio e oxigênio, permitindo que eles se separem um do outro. Esse processo é realizado em cubas, sendo que o tempo necessário para que ocorra a eletrólise é, em média, 15 minutos, mas esse número pode variar, dependendo do número de eletrodos e da distância deles uns dos outros, e a voltagem de cada uma delas varia de 4v a 5v, apesar de apenas 1,6v serem necessários para que ocorra a eletrólise. Segundo o site "Sandré Alumínio LTDA", com a fonte da ABAL, vemos que isso ocorre pois  "A diferença de voltagem é a necessária para vencer resistências do circuito e gerar calor para manter o eletrólito em fusão", assim vemos que apesar de ser gasto mais energia para gerar essa variação de voltagem, ela é necessária para que o processo ocorra de forma correta.
Esse processo de extração do alumínio, apesar de ser eficiente pois impede que seja criado CO2 ou SO2 no ar, que são grandes causadores de problemas ambientais, é um processo que utiliza muita energia, e assim também contribui para os problemas ambientais por causa da utilização do petróleo para a produção dessa energia. Vale ressaltar que 3% da energia elétrica do mundo é utilizada para a fabricação do alumínio.

Pelo fato de serem necessárias tantas fases no processo de extração do alumínio, ocorra uma perda muito grande do minério, sendo que 5T de bauxita produzem apenas 2T de alumina, e isso produz apenas 1T de alumínio.

Fonte:
-http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_05.asp
-http://www.abal.org.br/aluminio/producao_alupri.asp
-http://www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20080102_142135_INDU-006.pdf
-http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0511120_07_pretextual.pdf
-http://www.sandrealuminio.com.br/producao.html (Fonte: ABAL)


Nome: Igor Luiz Argani  N°20  9°D

Um comentário:

  1. Igor, há repetição de informações nesse texto em relação ao primeiro item do desenvolvimento. Verifiquem isso para enxugar o texto. Nã coloque tantos detalhes que vc não tenha entendido a respeito da eletrólise pq não pode haver cópias. Está ficando muito bom. Parabéns.
    Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir