segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O grande vilão da escassez dos recursos naturais e excesso de produtos industrializados

Devido à Revolução Industrial, foi possibilitado o aumento da escala de produção (em massa), e de bens em circulação no mercado, principalmente os bens de consumo não duráveis, houve uma grande mudança mundial. Com a industrialização, surgiu o desenvolvimento econômico moldado pelo liberalismo, e consumismo alienado em uma imensa quantia, sendo as mercadorias abstratas e autônomas, independentes do trabalho físico humano, ligando-se diretamente às raízes dos dias atuais.
Desde o Industrialismo aos dias atuais, o planeta vem sofrendo com as degradações realizadas pelo Homem em função do consumismo, que se relaciona diretamente com a produção, e extração do metal a partir da obtenção do minério bauxita através de seu próprio significado, ou seja, o ato de comprar produtos e serviços sem necessidade e consciência (na última década, a humanidade aumentou seu consumo de bens e serviços em 28%), sendo compulsivo e descontrolado, estimulado pelo marketing (influência) das empresas. Além de ser uma característica da sociedade moderna, imposta pelo grande poder de influência que a mídia exerce sobre todos. O consumismo surge apartir de aspectos emocionais, sociais, e financeiros, como modo de convivência e inclusão social de cada indivíduo, sendo assim, necessitam comprar e comprar gradativamente.
Segundo pesquisas, comprova-se que : em 2008, foram vendidos 68 milhões de veículos, 85 milhões de refrigeradores, 297 milhões de computadores, e1,2 bilhões de telefones celulares, muitos deles feitos de metais, como o alumínio, as ligas de metais, ou até mesmo o cobre, para produzir a parte interna de computadores (estrutura interna), e muitos outros recursos retirados da natureza que poderiam ter sido evitados. Entre 1950 e 2005, a produção de metais cresceu seis vezes. Atualmente, um americano consome em média 88 quilos de recursos naturais por dia, enquanto um europeu , apenas 43 quilos, sendo estes fatores absurdos, e que nos levam a crer que o nosso futuro só tende a piorar, se nada for feito.
A partir deste ponto, pode-se ressaltar que as latas de alumínio, no caso, são um dos bens mais consumidos em todo o mundo, e como houve um aumento significativo em relação ao seu consumo, e como o minério bauxita, de qual se extrai o metal alumínio, não é um produto infinito, um dia , se a sociedade continuar a agir desta maneira materialista, além de perderem os hábitos espirituais, com uma crescente quantidade de supérfluos, e afetar as relações sociais, fará com que não teremos mais de onde extrair recursos para a própria sobrevivência, sendo este um fato que causará um grande impacto mundial.
Além de consequencias deste tipo, há também uma grande degradação do meio ambiente, devido ao aumento desenfreado da produção em massa, e consumo, que gera uma grande quantidade de lixo, proporcionado pelo desperdício.
.            

A Mídia:
Grande parte do consumismo se deve a mída, e ao modo de como se utiliza de seu grande alcance e poder para influenciar as pessoas, e lucrar, promovendo assim, o grande conceito de “território contestado”, que engloba a disputa pela predominância em relação à cultura, de moda que ignora os aspectos naturais, sociais, e globais, sendo assim, faz com que cada vez mais a população compre desenfreadamente, massacrando outras culturas com suas crenças, rituais, e materiais, de forma a confrontá-las, apenas visando o próprio lucro; mantendo a população mundial de forma ativa, com diversas e repentinas inovações, sempre obtendo um interesse ao comprar os produtos.
Se a mídia utilizasse de seu poder para inferir nas pessoas sobre culturas sustentáveis, teríamos um futuro garantido e uma vida melhor. Pois desta forma a sociedade se concientizaria tanto sobre os aspectos naturais, quanto aos aspectos sociais e morais , e compraria apenas o necessário para sua sobrevivência, sendo um consumidor, e não um consumista.

Um comentário:

  1. Gostei muito do uso dos conceitos aprendidos em aula. Há discussão dos impactos ambientais e sociais e anuncia alguns aspectos da mídia.Mas acho que essa parte do texto precisa de revisão. Há ideias fora de ordem e às vezes parece que um parágrafo não está bem ligado com o seguinte. Vcs contam do aumento do uso das mate´rias primas , dos impactos ambientais e voltam ao aumento, por exemplo. Separem os focos da discussão.
    Está ficando muito bom. Parabéns.
    Bjs
    Mõnica

    ResponderExcluir