quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Desenvolvimento

Histórico
O alumínio é, hoje em dia, o metal mais abundante do mundo, ocupando 8,13% da crosta terrestre. Este em si só foi descoberto recentemente, mas sua forma oxidada, a alumina, tem uma história que começa a mais de sete mil anos. O barro, também conhecido de bauxita, usado pelos ceramistas da Pérsia para criar vasos e até mesmo suas próprias casas continha o óxido de alumínio. O uso de substâncias com alumina embutida nelas continuou sendo usado pelos egípcios, para criar cosméticos e remédios.
Durante milênios, o alumínio puro era desconhecido. Em 1787, cientista Lavoisier provou que, o até então alumínio, era na verdade a forma oxidada do metal, ainda não descoberto. Em 1807, químico inglês Humphrey davy decidiu nomear esse metal de alumium. Esse nome não durou muito, pois foi alterado para aluminium, para combinar com o resto dos elementos.
Em 1824, cientista Hans Christian Oersted conseguiu reduzir a alumina para alumínio, aquecendo cloreto de alumínio com amálgama (liga metálica em que um dos metais é líquido) de potássio. Vários cientistas depois de Christian conseguiram melhorar o processo de redução da alumina. Robert von Bunsen e Sainte Clair Deville conseguiram reduzir a alumina usando eletricidade, a eletrólise. Esse método não foi muito usado, pois não havia até então uma fonte de eletricidade barata. Em 1886, dois jovens cientistas de apenas vinte e dois anos, Charles Martin Hall e Paul Héroult, aperfeiçoaram a técnica da eletrólise (o método Hall-Héroult), depois de Gramme inventar um gerador de corrente contínua, o dínamo. Essa técnica é usada até hoje para produzir alumínio em alta escala.
Em sua história mais recente, o alumínio começou a ser usado para a fabricação de latas. Em 1963, a Reynolds Metal Company começou a usar o alumínio para fabricar latinhas de bebidas. O novo método de embalar latinhas fez com que outras companhias também adotassem o alumínio. A companhia Royal Crown adotou o alumínio em 1964, seguida pela Pepsi e Coca-Cola em 1967. A razão de o alumínio fazer uma latinha tão eficiente, é que era um metal abundante, barato de produzir, e só precisava de duas partes, o corpo e a tampa. Isto criou também a impressão de 360 graus. Assim, as companhias poderiam exibir mais informações sobre o produto e usar cores e fontes mais deslumbrantes. Dentre as várias funções do alumínio, pode se destacar que é usada nas estruturas de naves espaciais e aviões. O alumínio é usado nessas estruturas, pois é um metal leve, tem pouca condutibilidade e o custo da matéria prima é muito mais barata. Além do mais, o alumínio é tem uma condutividade térmica alta, o que significa que em altas velocidades o atrito com não irá inflamar o avião/espaçonave.

Extração e Redução
As latinhas de refrigerante, cervejas, sucos, etc. são feitas, basicamente, de alumínio, que é extraído do minério bauxita, encontrado em países de clima Mediterrâneo, Tropical e Sub-Tropical, como o Brasil, a Austrália e a Guiné, sendo eses os principais produtores mundiais.
O processo necessário para que se ocorra a obtenção da bauxita se inicia com a mineração, que consiste em remover, de forma planejada, a vegetação, o solo orgânico e a fauna e flora, para possibilitar a mineração de onde se encontra o minério. No início, para a retirada do minério, é necessário desmatar toda uma área de mata, assim, além de destruir um ecossistema, gases como o CO2 aprisionados no tronco das árvores são liberados, assim, há o aumento do aquecimento global.
A seguir, são retiradas as camadas superficiais do solo, como lateritas e argilas, e então se inicia o beneficiamento, que tem o objetivo de reduzir o tamanho do minério, lavá-lo com água (caso necessário) para reduzir o teor de sílica contida na parcela mais fina, e no final é feita a secagem.
 Logo após, temos o transporte de toneladas de minério para a fábrica, que é feito por caminhões ou trens. Os primeiros são movidos por combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, os quais ao serem queimados produzem CO2, e como citado acima, consequentemente aumentam o aquecimento global. Já os trens, na maior parte do mundo, tem motores elétricos, assim, necessitam de energia o tempo todo. Esta, na maior parte do mundo é gerada em usinas termoelétricas, que funcionam através da queima de combustíveis fósseis, como o carvão, assim é liberado enxofre e CO2 na atmosfera, aumentando o aquecimento global
Após a mineração, é realizada a refinaria, que é a fase do processo em que a bauxita é transformada em alumina, o mineral que possui o alumínio em grande quantidade. Para tal, o método mais utilizado é a Bayer, que consiste na dissolução da alumina em soda cáustica, seguida da filtração da alumina para separar o material sólido. Depois, o filtrado é concentrado, possibilitando a cristalização da alumina. Os cristais, para que seja retirada a água, são secados e calcinados, e então temos o pó branco, que seria a alumina. Na refinaria, podemos assim dizer, as principais fases são a moagem, a digestão, a filtração/evaporação, a precipitação e a calcinação.
Então, com a alumina já formada, é realizado a redução do alumínio, para que o mineral se transforme no metal alumínio. Para isso, se é utilizado o processo da eletrólise, que é um processo de oxirredução, consiste em separar o alumínio do oxigênio em que ele está ligado, e isso ocorre através da utilização da energia, pois é criado uma diferença de potencial elétrico entre o alumínio e oxigênio, permitindo que eles se separem um do outro. Esse processo é realizado em cubas, sendo que o tempo necessário para que ocorra a eletrólise é, em média, 15 minutos, mas esse número pode variar, dependendo do número de eletrodos e da distância deles uns dos outros, e a voltagem de cada um deles varia de 4v a 5v, apesar de apenas 1,6v serem necessários para que ocorra a eletrólise. Segundo o site "Sandré Alumínio LTDA", com a fonte da ABAL, vemos que isso ocorre pois  "A diferença de voltagem é a necessária para vencer resistências do circuito e gerar calor para manter o eletrólito em fusão", assim vemos que apesar de ser gasto mais energia para gerar essa variação de voltagem, ela é necessária para que o processo ocorra de forma correta.
Esse processo de extração do alumínio, apesar de não prejudicar o meio ambiente diretamente, já que não há produção de gases tóxicos nem o despejo de resíduos restantes, é um processo que utiliza muita energia, assim, ocorre o mesmo caso dos trens, aumentando o aquecimento global. Vale ressaltar que 3% da energia elétrica do mundo é utilizada para fabricação do alumínio.

Produção
Logo após a extração do alumínio e da produção das chapas, estas são encaminhadas a fabricas de diversos gêneros de produtos, entre estas, as de latinhas de alumínio, que são destinadas à acomodação de diversos tipos de bebidas, como cervejas, refrigerantes e sucos.
Dentro da fábrica, as chapas, disponíveis em grandes bobinas são levadas, à prensa de estampagem, que guiada por um computador corta as chapas em forma de discos, dando-lhes a forma de um copo.
Estes copos são levados à outra máquina, que os prensa até que tenham a espessura desejada, assim, há uma pequena diferença nas bordas superiores de cada copo, que é cortada para que todos fiquem com a mesma altura. Logo em seguida os copos passam por sucessivos banhos e passam por um forno de secagem, tudo para que fiquem completamente esterilizados.
Quando completamente secos são levados para a impressão dos rótulos, processo feito através da técnica da flexografia que é capaz de estampar cerca de duas mil latas por minuto. Para uma durabilidade maior é aplicada uma camada de verniz sobre o rotulo. Em seguida o interior das latas recebe sucessivos jatos de spray que criam uma película protetora, impedindo a oxidação.
Com o corpo da lata finalizado, as latas são preenchidas e por fim as tampas são colocadas, e assim se tem a latinha que é encaminhada para os centros de distribuições, para lojas e para o consumidor final.
Embora não haja nenhum tipo de reação química durante a produção das latinhas, esse processo prejudica o meio-ambiente. Primeiramente há o transporte das chapas e das latinhas, que emite gases tóxicos à atmosfera através da queima de combustíveis fósseis. Em segundo ponto podemos observar a grande quantidade de energia gasta, que dependendo do método de obtenção pode ter colaborado para o aquecimento global (usinas termoelétricas ) ou para o desmatamento de uma grande área florestal (usinas hidroelétricas). Por fim, temos o despejo de substancias químico em rios, que impossibilita a vida subaquática no local afetado.

Consumismo
Devido à Revolução Industrial, foi possibilitado o aumento da escala de produção (em massa) e de bens em circulação no mercado, principalmente os bens de consumo não duráveis, houve uma grande mudança mundial. Com a industrialização, surgiu o desenvolvimento econômico moldado pelo liberalismo e consumismo alienado em uma imensa quantia, sendo as mercadorias abstratas e autônomas, independentes do trabalho físico humano, ligando-se diretamente às raízes dos dias atuais.
Desde o Industrialismo aos dias atuais, o planeta vem sofrendo com as degradações realizadas pelo Homem em função do consumismo, que se relaciona diretamente com a produção e extração do metal a partir da obtenção do minério bauxita através de seu próprio significado, ou seja, o ato de comprar produtos e serviços sem necessidade e consciência (na última década, a humanidade aumentou seu consumo de bens e serviços em 28%), sendo compulsivo e descontrolado, estimulado pelo marketing (influência) das empresas. Além de ser uma característica da sociedade moderna imposta pelo grande poder de influência que a mídia exerce sobre todos. O consumismo surge a partir de aspectos emocionais, sociais e financeiros, como modo de convivência e inclusão social de cada indivíduo, sendo assim, necessitam comprar e comprar gradativamente.
Segundo pesquisas, comprova-se que: em 2008, foram vendidos 68 milhões de veículos, 85 milhões de refrigeradores, 297 milhões de computadores e 1,2 bilhões de telefones celulares, muitos deles feitos de metais, como o alumínio, as ligas de metais, ou até mesmo o cobre, para produzir a parte interna de computadores (estrutura interna), e muitos outros recursos retirados da natureza que poderiam ter sido evitados. Entre 1950 e 2005, a produção de metais cresceu seis vezes. Atualmente, um americano consome em média 88 quilos de recursos naturais por dia, enquanto um europeu , apenas 43 quilos, sendo estes fatores absurdos, e que nos levam a crer que o nosso futuro só tende a piorar, se nada for feito.
A partir deste ponto, pode-se ressaltar que as latas de alumínio, no caso, são um dos bens mais consumidos em todo o mundo, e como houve um aumento significativo em relação ao seu consumo, além do minério bauxita, de qual se extrai o metal alumínio, não ser um produto infinito, um dia, se a sociedade continuar a agir desta maneira materialista, além de se perderem os hábitos espirituais com uma crescente quantidade de supérfluos, e afetar as relações sociais, fará com que não teremos mais de onde extrair recursos para a própria sobrevivência, sendo este um fato que causará um grande impacto mundial.
Além de consequências deste tipo, há também uma grande degradação do meio ambiente, devido ao aumento desenfreado da produção em massa e consumo, que gera uma grande quantidade de lixo, proporcionado pelo desperdício.
Grande parte do consumismo se deve à mídia e ao modo de como se utiliza de seu grande alcance e poder para influenciar as pessoas, e lucrar, promovendo assim o grande conceito de “território contestado”, que engloba a disputa pela predominância em relação à cultura, de modo que ignora os aspectos naturais, sociais e globais, sendo assim, faz com que cada vez mais a população compre desenfreadamente, massacrando outras culturas com suas crenças, rituais e materiais, de forma a confrontá-las, apenas visando o próprio lucro; mantendo a população mundial de forma ativa, com diversas e repentinas inovações, sempre obtendo um interesse ao comprar os produtos.
Se a mídia utilizasse de seu poder para inferir nas pessoas sobre culturas sustentáveis, teríamos um futuro garantido e uma vida melhor. Pois desta forma a sociedade se conscientizaria tanto sobre os aspectos naturais, quanto aos aspectos sociais e morais , e compraria apenas o necessário para sua sobrevivência, sendo um consumidor, e não um consumista.

Reciclagem
A reciclagem do alumínio apresenta várias vantagens ao meio-ambiente. Por exemplo, a reciclagem de 1 quilo de alumínio equivale à quantidade obtida com 5 quilos de bauxita, e o fato de que uma das principais características do metal é sua capacidade de não perder suas propriedades mesmo sendo reciclado inúmeras vezes, um fator importante considerando que o metal é finito, mesmo a partir de produtos que perderam sua vida útil, como latas de refrigerante e utensílios domésticos, ajudando a diminuir o volume de lixo, mesmo que corresponda a apenas 1% dos resíduos urbanos diários.
O processo de reciclagem inicia-se com a limpagem do material reciclado e o uso de uma prensa para transformá-los em fardos, blocos compactados, que são encaminhados para a usina de reciclagem, onde são examinados por detectores de radioatividade. Os fardos passam por uma triagem com um separador eletromagnético, após serem quebradas em pedaços menores, para retirar metais ferrosos que se misturaram ao alumínio. O material que passou por essa seleção é picotado e passa por outra triagem, uma peneira vibratória, que retira resíduos que podem ter entrado nas latas, como terra e areia, e um separador pneumático, uma máquina de vento, para separar os outros materiais mais leves, como papéis e plásticos, do alumínio. O metal depois passa por um forno kiln, que retira tintas e vernizes, e usa como combustível o próprio gás gerado durante esse processo de remoção, e finalmente é levado ao forno de fusão, onde fica líquido e depois é transformado em lingotes, placas de alumínio, que são vendidas para as indústrias de latas. Esse ciclo de reciclagem pode ser completado em no mínimo 42 dias, de quando sai da prateleira até quando volta, na forma de uma nova lata, pronta para ser consumida.
Os benefícios da reciclagem de alumínio incluem a economia de energia e a menor emissão de gases estufa em relação à extração através de bauxita, ambos sendo reduzidos a 5% em relação ao valor original, a diminuição do volume de materiais descartados e sua transformação em matéria-prima novamente. Além disso, gera empregos através das fábricas de reciclagem e outras empresas, como centros de revenda e transporte, incentiva a reciclagem de outros materiais e o desenvolvimento de uma consciência ambiental, e, da coleta até transporte de lingotes, gera emprego para mais de 180 mil pessoas no Brasil, o país com maior índice de reciclagem, superando o Japão em 1999 com 73%.

Um comentário:

  1. Meu testemunho Olá a todos. Estou aqui para testemunhar como obtive meu empréstimo do Sr. Benjamin, depois de me candidatar várias vezes a vários credores que prometeram ajudar, mas nunca me deram o empréstimo. Até que um amigo meu me apresentei ao Sr.Benjamin Lee prometeu me ajudar e, de fato, ele fez o que prometeu sem qualquer forma de atraso. Nunca pensei que ainda houvesse credores confiáveis até conhecer o Sr. Benjamin Lee, que de fato ajudou com o empréstimo e mudou minha crença. Não sei se você precisa de um empréstimo genuíno e urgente. Entre em contato com o Sr. Benjamin via WhatsApp + 1-989-394-3740 e seu e-mail: lfdsloans@outlook.com obrigado.

    ResponderExcluir