terça-feira, 14 de setembro de 2010

Histórico

O alumínio é, hoje em dia, o metal mais abundante do mundo, ocupando 8,13% da crosta terrestre. Este em si só foi descoberto recentemente, mas sua forma oxidada, a alumina, tem uma história que começa a mais de sete mil anos. O barro, também conhecido de bauxita, usado pelos ceramistas da Pérsia para criar vasos e até mesmo suas próprias casas continha o óxido de alumínio. O uso de substâncias com alumina embutida nelas continuou sendo usadas pelos egípcios, para criar cosméticos e remédios.
Durante milênios, o alumínio puro era desconhecido. Em 1787, cientista Lavoisier provou que, o até então alumínio, era na verdade a forma oxidada do metal, ainda não descoberto. Em 1807, químico inglês Humphrey davy decidiu nomear esse metal de alumium. Esse nome não durou muito, pois foi alterado para aluminium, para combinar com resto dos elementos.
Em 1824, cientista Hans Christian Oersted conseguiu reduzir a alumina para alumínio, aquecendo cloreto de alumínio com amálgama (liga metálica em que um dos metais é líquido) de potássio. Vários cientistas depois de Christian conseguiram melhorar o processo de redução da alumina. Robert von Bunsen e Sainte Clair Deville conseguiram reduzir a alumina usando eletricidade, a eletrólise. Esse método não foi muito usado, pois não havia até então uma fonte de eletricidade barata. Em 1886, dois jovens cientistas de apenas vinte e dois anos, Charles Martin Hall e Paul Héroult, aperfeiçoaram a técnica da eletrólise (o método Hall-Héroult), depois de Gramme inventar um gerador de corrente contínua, o dínamo. Essa técnica é usada até hoje para produzir alumínio em alta escala.
Em sua história mais recente, o alumínio começou a ser usado para a fabricação de latas. Em 1963, a Reynolds Metal Company começou a usar o alumínio para fabricar latinhas de bebidas. O novo método de embalar latinhas fez com que outras companhias também adotassem o alumínio. A companhia Royal Crown adotou o alumínio em 1964, seguida pela Pepsi e Coca-Cola em 1967. A razão de o alumínio fazer uma latinha tão eficiente, é que era um metal abundante, barato de produzir, e só precisava de duas partes, o corpo e a tampa. Isto criou também a impressão de 360 graus. Assim, as companhias poderiam exibir mais informações sobre o produto e usar cores e fontes mais deslumbrantes. Dentre as várias funções do alumínio, pode se destacar que é usada nas estruturas de naves espaciais e aviões. O alumínio é usado nessas estruturas, pois é um metal leve, tem pouca condutabilidade e o custo da matéria prima é muito mais barata. Além do mais, o alumínio é tem uma condutividade térmica alta, o que significa que em altas velocidades o atrito com não irá inflamar o avião/espacionave. 

Fontes:

http://www.abralatas.org.br/historia_nomundo.asp
http://www.metalplating.com.br/informacao_tecnica/aluminio.html

Um comentário:

  1. Oi, meninos. Esta parte do texto está muito boa.
    Há um tipo de barro que contém óxido de alumínio. O barro não é óxido de alumínio. A bauxita é o minério em que se obtém o mineral óxido de alumínio.
    Além das latas , em que outros objetos há alumínio hoje? Não entendi bem a vantagem do alumínio para as latas de refrigerante. Por que não pode ser como as latas de massa de tomate?
    ´Dúvidas...
    Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir