quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A história das latinhas de alumínio

  Para separar o metal do oxigênio em que ele está ligado, precisamos utilizar alguns métodos, que devem ser utilizados dependendo do quanto o metal está ligado ao oxigênio. Dentre os 3 métodos conhecidos, 2 deles foram descobertos facilmente e a muito tempo, sendo que são o aquecimento com O2, e o aquecimento com o agente redutor (C). Em 1824, o dinamarquês Hans Christian Oersted foi o primeiro a descobrir como separar o metal alumínio primeiramente do minério(bauxita), e depois do mineral(alumina), utilizando um método completamente novo: a Eletrólise.
   A Eletrólise é um processo de óxido redução, em que ocorre a decomposição do mineral em nions, e depois, através da passagem de uma corrente elétrica através desses ions, se obtem o elemento químico separado, no caso, o alumínio.
   A partir da produção do alumínio, este passou a ser utilizado em latas de alumínio, sendo que a primeira latinha de alumínio foi produzida em 1958, a pedido de uma cervejaria suíça. Elas se consolidaram no mercado graças á sua grande permeabilidade em relação aos outros metais, o que permitiu a fabricação das latas com o uso de pouco metal.
   As latas de alumínio passaram a ser muito utilizadas nos EUA para guardar bebidas gaseificadas, e desde então foram ficando cada vez mais desenvolvidas e com mais tecnologias, como o uso do easy open(fácil de abrir), em meados dos anos 60, e o stay-on-tab (anel “preso à tampa”), além de muitos outros avanços, que permitiram que fosse criado latinhas utilizando cada vez menos metal. Atualmente, a produção mundial chega na marca de 200 milhões de latinhas por mes.

Fonte:
-http://www.abralatas.org.br/downloads/book_de_latas-abralatas_2004.pdf
-http://www.brasilescola.com/quimica/eletrolise.htm
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B3lise
-http://milayake.blogspot.com/2008/06/eletrlise-aula-do.html

Aluno: Igor Luiz Argani  N°20  9°D

Nenhum comentário:

Postar um comentário