quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sobre o que iremos falar?

As latas de aluminio fazem parte do
dia a dia de pessoas de todo o mundo
     Atualmente, na sociedade gananciosa em que vivemos, o Homem vem cada vez mais caminhando para sua destruição, de modo que pensa apenas em sí, se esquecendo de que para sua sobrevivência, necessita do meio-ambiente (natureza). Pois é a partir dela que as indústrias fabricam roupas, utensílios pessoais, embalagens, construções, entre muitos outros, mas utilizando de todo um sistema hierárquico, com uma velha e escassa fonte de energia, o petróleo, sem inovações e sem devidas precauções para com a natureza. A partir desse ponto, resolvemos investigar algo comum no dia a dia das pessoas, algo que de tão comum não passa pela cabeça da população que pode prejudicar o meio ambiente, ou seja, as latinhas de refrigerante, cerveja, etc feitas de alumínio.
Pensando deste modo criamos a pergunta: como os meios de produção das latas de aluminio, envolvendo indústrias, como a Aluvale, podem destruir o meio ambiente ?
        Tal pergunta se relaciona diretamente com os alguns dos subtemas do II Congresso Virtual Interdisciplinar Marista - Biodiversidade, mais especificamente o subtema 1 (ecossistema e provisão), pois o processo de produção do aluminio gasta recursos basicos como água e energia ao extremo, além de metais, que são materiais finitos, nos levando a pensar sobre por quanto tempo ainda teremos reservas para continuar produzindo-o e sobre reciclar para economizar na produção com o metal, e o subtema 3 (ecossistema e cultura), pois é tratado sobre as possíveis soluções para este problema, sendo essas sempre voltadas para a criação de uma nova cultura mais econômica e menos consumista para as novas gerações por causa dos atuais problemas ambientais.
     Escolhemos as latinhas pois estas são produzidas em grande escala e derivam do alumínio, metal que em seu processo de redução consome muita energia, devido ao método  utilizado para a extração do oxigênio do metal, o processo chamado eletrólise, que seria, basicamente, a extração do metal utilizando a eletricidade.
 O processo de redução do aluminio é 
extremamente nocivo ao meio ambiente
              É uma pergunta muito interessante, pois envolve questões que realmente levam o Homem a pensar o quanto pode melhorar e o quanto pode ser feito para isso. Segundo Luiz Carlos Menezes, físico e professor da USP, diz : “sempre que há uma dificuldade o homem cria soluções para se adaptar”, sendo assim, o homem pode se adaptar a novas formas de produção, que não interfiram no meio-ambiente, além da diminuição do consumismo.



Fontes
http://pt.fotolia.com/id/4825117
http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10635
http://www.novelis.com.br/NovelisBrasil/Reciclagem/VoceSabia/Latinha/Curiosidades/
http://www.youtube.com/watch?v=Lbp0tqgQR-s
http://hotsite.marista.org.br/congressobio/default.aspx
http://www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/balancomineral2001/aluminio.pdf
http://www.ucg.br/ucg/prope/cpgss/ArquivosUpload/36/file/Continua/PROPOSTA%20DE%20IMPLEMENTA%C3%87%C3%83O%20DA%20COLETA%20SELETIVA%20DE%20LIXO%20NO%20CONDOM%C3%8DNIO%20RESIDENCIAL%20PRIVE%20DAS%20LARANJEIRAS.pdf